HABEMUS ...TÚNEL DO MARÃO !


Estradas de Portugal lança concurso para conclusão do Túnel do Marão

A Estradas de Portugal (EP) anunciou esta terça-feira o lançamento dos concursos públicos que vão permitir o reinício da construção Auto-estrada do Marão, que deverá estar concluída em Dezembro de 2015 após um investimento de 204 milhões de euros.

O anúncio foi feito em pleno Túnel do Marão, do lado de Amarante, numa cerimónia presidida pelo secretário de Estado dos Transportes, Sergio Monteiro e juntou vários autarcas da região.

A construção da Auto-estrada do Marão, que inclui um túnel rodoviário de 5,6 quilómetros, parou a 27 de junho de 2011 e, dois anos depois, a obra foi resgatada pelo Estado, que invocou justa causa fundada no incumprimento por parte da concessionaria.

Desde o início da empreitada, no Verão de 2009, as obras foram suspensas três vezes, sendo que, da primeira vez, o foram apenas na escavação do túnel e por causa de duas providências cautelares interpostas pela empresa Água do Marão.

Sérgio Monteiro salientou que este passo foi dado agora, porque se conseguiu a aprovação do "ponto de vista comunitário" (dos fundos comunitários estavam reservados 200 milhões de euros para a conclusão da autoestrada) e porque existe "espaço orçamental nas EP para a contrapartida nacional".

Ao longo dos 32 meses de obra, autarcas, empresários, sindicalistas e população reivindicaram o reinício dos trabalhos. Durante este período muitos deles subiram ao Marão para reclamar a obra.

Sérgio Monteiro referiu, ainda, que alguns trabalhos deverão começar ainda no primeiro semestre deste ano, como anunciado recentemente pelo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, mas que o grosso da empreitada terá início em agosto.

A autoestrada deverá estar concluída em toda a sua extensão a 31 de dezembro de 2015.
.

Comentários